Município limítrofe de mineração deve ativar conta no BB para receber a Cfem
Mais de 4,9 mil Municípios limítrofes de mineração têm direito a receber a Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem). Contudo, para ter acesso aos recursos, os gestores precisam abrir conta específica junto ao Banco do Brasil ou ativar a conta já existente. A compensação é paga mensalmente nas contas das prefeituras, e possui parcela dedutível apenas do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) volta a chamar a atenção dos gestores municipais para a expansão dos Entes municipais com direito a receber o recurso – de 2,9 mil para mais de 4,9 mil –, a partir do Decreto 11.659/2023 de regulamentação da Lei 14.514/2022. A entidade alerta que a primeira transferência ocorreu no início de fevereiro, e alguns Municípios precisam regularizar a situação das contas para ter acesso aos recursos.
A legislação previu a inclusão de novas localidades na lista das localidades afetadas pela atividade minerária ao estabelecer a condição de Municípios limítrofes de mineração. Atendendo à legislação e ao decreto regulamentador, as fórmulas de cálculo para distribuição da Cfem aos Municípios afetados pela atividade de mineração foram publicados pela Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio da Resolução 143/2023. A lista dos Entes municipais contemplados foi disponibilizada pela Agência.
Aplicação
A CNM lembra ainda que o recurso deve ser aplicado, prioritariamente, no pagamento de dívidas com a União e suas entidades e custeio de despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, especialmente na educação básica pública em tempo integral. Em caso de dúvida, o gestor pode entrar em contato com a área de Finanças da CNM pelo e-mail: financas@cnm.org.br ou pelo telefone: (6) 2101-6666.
Da Agência CNM de Notícias
Leia também: Municípios limítrofes recebem pela primeira vez recursos da Cfem; CNM atuou pela ampliação da distribuição
ANM publica resolução que disciplina repasse da Cfem a Municípios afetados, CNM esclarece
Por: Confederação Nacional de Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.