Nelson Mandela: instituições pernambucanas se unem no combate ao racismo
Recife - No dia 18 de julho, nasceu o líder político Nelson Mandela. Membro da luta antiapartheid e antirracista na África do Sul, Mandela foi um símbolo na defesa da igualdade e da Justiça Social em toda a África, reconhecido pela sua resistência e sua capacidade de conciliação e união dos povos. Em 2009, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional Nelson Mandela, para comemorar sua vida e um marco para o combate ao racismo e a valorização da paz, dos direitos humanos e da luta contra a pobreza.
Sete anos depois, a ONU resolveu estender o escopo da data para valorizar a promoção de condições humanas de encarceramento, adotando as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Prisioneiros (Regras de Mandela), que reafirmam que nenhuma pessoa perde seus direitos humanos por estar presa. O objetivo é honrar o legado do político sul-africano, que passou 27 anos preso em seu país por lutar pela liberdade do povo negro.
As Regras de Mandela são um conjunto de 122 regras que estabelecem o mínimo aceitável como bons princípios e práticas no tratamento de pessoas presas, pregando o respeito as pessoas privadas de liberdade, a luta antitortura, a não discriminação, o acesso à assistência jurídica e a valorização da reintegração social, com acesso à educação, trabalho digno e ações morais, espirituais, desportivas e de saúde, entre diversos outros.
Para comemorar a data, o Movimento Negro Unificado (MNU) de Pernambuco, apoiado pela Defensoria Pública da União (DPU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) da 5ª e 6ª Região e diversas outras instituições se uniram para avançar na implementação de um Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco.
O Fórum será apresentado na próxima sexta-feira (18) em seminário gratuito e aberto ao público, com o debate sobre o legado de Nelson Mandela e a importância da união das organizações da sociedade civil e instituições governamentais na luta antirracista.
Serviço:
Seminário - Dia Internacional de Nelson Mandela
Data: 18 de julho de 2025, das 9h às 12h
Local: OAB Pernambuco (Rua do Imperador Pedro II, 346, Santo Antônio, Recife)
Inscrições e programação: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-dia-internacional-nelson-mandela/
DCC / ACAG
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Por: Defensoria Pública da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.