Nova funcionalidade do Compras.gov.br reduz custos e facilita participação em licitações
OMinistério da Economia acaba de oferecer uma nova funcionalidade do portal Compras.gov.br: o Publicador de Contratos. A solução garante que estados, municípios e órgãos dos poderes Judiciário e Legislativo publiquem seus contratos ou empenhos com força de contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) de forma simples e gratuita, sem a necessidade de intermediários ou infraestrutura própria. A iniciativa garantirá a publicização do inteiro teor do contrato, como termos e anexos, e visa atender à lei nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21).
O Publicador de Contratos alcança todos os órgãos que não fazem parte da Administração Federal direta, autárquica e fundacional (os chamados órgãos não-Sisg [Sistema de Serviços Gerais]). Com a ferramenta, esses órgãos passam a ter uma opção de envio dos contratos para o PNCP de forma automatizada e sem custos. Ou seja, não precisarão mais dispor de soluções próprias ou desenvolvidas por empresas de softwares especializados para viabilizar o envio dos contratos e empenhos ao PNCP. Além da facilidade no procedimento, terão redução de custos atrelados à prestação do serviço, como gastos financeiros com infraestrutura e pessoal.
“Essa é mais uma facilidade que estamos oferecendo para descomplicar a participação nas contratações realizadas pelo governo federal. Ouvimos a necessidade dos usuários do sistema de compras e desenvolvemos uma solução tecnológica que vai gerar mais inclusão e mais facilidade de uso, resultando em maior adesão ao uso do Compras.gov.br”, destaca o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Isso beneficia a todos, pois gera maior interesse dos fornecedores em participar ativamente da plataforma, e, como consequência, maior competitividade”, complementa.
Para que os órgãos não-Sisg?utilizem o Publicador de Contratos será necessária a adesão ao Sistema Compras.gov.br.
PNCP
O Portal Nacional de Contratações Públicas é uma das inovações da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21). Criado em agosto de 2021, o PNCP é um canal único e aberto de divulgação de todas as contratações do país, de todos os poderes e esferas da Federação.
Confira o webinar em que foram prestadas mais informações sobre a nova funcionalidade.
Tags: PORTAL COMPRAS.GOV.BRPUBLICADOR DE CONTRATOSPORTAL NACIONAL DE CONTRATAÇÕES PÚBLICASNOVA LEI DE LICITAÇÕES
Por: Ministério da Economia
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.