Rescisão do contrato de compra e venda também encerra o de financiamento
Esse foi o entendimento da 35ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo para manter a decisão que reconheceu a existência de vício oculto (defeito que não é visível na compra) em um carro usado para rescindir os contratos de compra e venda e de financiamento do veículo.
Segundo os autos, o consumidor comprou um veículo usado em uma revendedora em julho de 2023. Ainda dentro do prazo de 90 dias de garantia, o automóvel apresentou problemas no sistema de câmbio.
O carro foi encaminhado à oficina indicada pela revendedora, mas passou apenas por reparos paliativos, que não resolveram o problema. Pouco tempo depois, o veículo parou de funcionar.
Ao insistir no conserto, o consumidor teve o pedido negado pela revendedora com o argumento de que o prazo de garantia já havia terminado.
O comprador ajuizou, então, uma ação de rescisão contratual cumulada com restituição de valores e indenização por danos morais. Também pediu a suspensão do financiamento enquanto durasse o processo.
O juízo de primeira instância acolheu os argumentos do autor e determinou a rescisão dos contratos de compra e venda e de financiamento, com condenação à devolução dos valores pagos devidamente atualizados.
Após recurso da revendedora, o TJ-SP reconheceu a existência do vício oculto, destacando que o fato de se tratar de um veículo usado não afasta a garantia legal nem a responsabilidade do fornecedor.
Na decisão, os desembargadores suspenderam os contratos e determinaram a devolução dos valores pagos, mas rejeitaram o pedido de indenização por danos morais.
O autor foi representado pelos advogados Rafael Alves Ferreira de Godoy e Gabriela Kristina Costa Zilli.
Clique aqui para ler a decisão
Processo 1000414-62.2024.8.26.0576
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


