STF tem legitimidade para defender democracia, diz desembargador
Em geral, as críticas contra o STF, no âmbito das ações penais que tratam da trama golpista, incluem alegações sobre atuação excessiva da corte em relação aos réus. Para o desembargador, contudo, o Supremo apenas aplica o Direito em defesa do regime democrático.
“O que o Supremo faz é cumprir sua função. Não vejo nenhum problema. As pessoas às vezes reclamam que o Supremo investe muito (nesse caso), que faz ativismo judicial, que faz as vezes de polícia. Não percebo nada disso”, disse ele em entrevista à série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito, na qual a revista eletrônica Consultor Jurídico ouve alguns dos nomes mais importantes do Direito, da política e do empresariado sobre as questões mais relevantes da atualidade.
Bello, que tem pós-doutorado em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, ressalta que o Supremo está na cúpula do Poder Judiciário justamente para proteger a sociedade e suas instituições em momentos de crise.
“E penso que tanto os juízes quanto, particularmente, o relator, ministro Alexandre de Moraes, nada mais fazem do que cumprir a sua função institucional”, disse Bello em conversa durante o XIII Fórum de Lisboa, promovido em julho na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
“A grande questão é que o país ficou extremamente polarizado e mergulhou num período de absoluta instabilidade, de falta de compreensão do espírito democrático por parte de uns. E tudo isso culminou com várias pequenas tentativas de golpe – e uma grande tentativa de golpe de Estado no 8 de janeiro. E o que o Supremo vem fazendo é aplicar a legislação.”
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.