TJRS - Suspenso Júri de acusados de formar grupo de Skinheads
Foi suspenso o julgamento dos acusados de formar grupo de Skinheads que estava marcado para amanhã (13/6), na 2ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre. O grupo responde pela tentativa de matar três jovens judeus em 2005, no bairro Cidade Baixa, na Capital, bem como por formação de quadrilha.
Conforme o despacho proferido pela Juíza Cristiane Busatto Zardo, iriam a julgamento amanhã quatro dos 14 réus. Porém dois deles, Thiago da Silva e Luzia Santos Pinto, não foram localizados para serem intimados para o Júri.
Defesa e Ministério Público solicitaram à magistrada a transferência do julgamento.
Os outros 10 envolvidos recorreram da sentença de pronúncia ao Tribunal de Justiça e aguardam o julgamento pela 3ª Câmara Criminal.
Ainda não há nova previsão de data para o julgamento pelo Tribunal do Júri.
O caso
Segundo a denúncia do Ministério Público no dia 8/5/2005, por volta das 2h30min, em frente ao Bar Pinguim, na Rua Lima e Silva esquina com a Rua da República, Bairro Cidade Baixa, na Capital, os réus, ao serem informados da presença de judeus na rua, saíram do interior do bar. Foram em direção às vítimas, que conversavam distraidamente, passando a agredi-las.
Mediante golpes de arma branca, socos e pontapés, tentaram matar Rodrigo Fontella Matheus, que foi socorrido por terceiros que estavam no local.
Da mesma forma, o grupo tentou matar Edson Nieves Santanna Júnior e Alan Floyd Gipsztejn, mas os dois conseguiram fugir para dentro de bares próximos.
Os réus são acusados ainda de reunirem-se para formar uma quadrilha de Skinheads, pregando o preconceito contra determinados grupos raciais e sociais, como judeus, negros, homossexuais e punks, praticando delitos contra pessoas pertencentes a tais grupos.
Réus
São réus Valmir Dias da Silva Machado Júnior, Israel Andriotti da Silva, Leandro Maurício Patino Braun, Laureano Vieira Toscani, Daniel Vieira Sperk, Leandro Comaru Jachetti, Thiago Araújo da Silva, Rafael Barbosa Coitinho, Marcelo Moraes Cecílio e Fábio Roberto Sturm, Rodolfo Waterloo Monteiro, Luzia Santos Pinto, Ana Paula Peluso Dutra e Vanessa Veríssimo Silveira.
Proc 20507129912 (Comarca de Porto Alegre)
Por: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.