TRE-BA realiza workshop para apresentar resultados de residência em TI
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) realizará, nesta sexta-feira (17/12), um workshop para apresentação dos resultados do projeto estratégico Residência em Tecnologia da Informação. O objetivo do evento é a exposição por parte dos oito residentes - bolsistas da Ufba - de seus projetos, elaborados durante a sua experiência prática ao longo da duração do projeto, visando o atendimento a necessidades do Eleitoral baiano. O workshop será aberto ao público do Tribunal e ocorrerá na sala de sessões do Eleitoral baiano, com início previsto para 8h30, marcando o encerramento do projeto.
Para o presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, os resultados da residência na Ufba marcam o compromisso da gestão em investir em TI para que a Justiça Eleitoral baiana possa prestar serviços de excelência. “As melhores práticas corporativas sempre emanam das universidades. A parceria entre TRE-BA e a Ufba aprimora as ações deste Tribunal, que estão voltadas para a governança, a tecnologia e a inovação”.
A pós-graduação teve componentes curriculares voltados para o desenvolvimento de sistemas. No evento, serão mostradas inovações em práticas cotidianas do TRE-BA em quatro áreas: BI (inteligência de negócios), chatbot (assistente virtual), API-SGRH (interface de programação de aplicativos em sistema de gestão de recursos humanos) e validação automática de documentos.
Essas áreas foram definidas após diagnóstico realizado no próprio Tribunal. O BI possibilita a integração centralizada de informações vindas de diversas bases de dados e permite aos gestores uma tomada de decisão mais segura e efetiva, bem como a disponibilização, pelo Tribunal, de informações mais completas e de fácil visualização para o público em geral. Já o assistente virtual (chatbot) traz a inovação do tratamento de linguagem natural por voz para atendimento ao público.
Ainda sobre as áreas que serão apresentadas no workshop, o API-SGRH visa à implementação mais rápida de soluções por parte da STI para atender a demandas da Secretaria de Gestão de Pessoas. Por fim, o projeto de validação de documentos faz uso do tratamento de imagens e tipos específicos de arquivos para servir de ferramenta para outros sistemas que necessitem deste serviço, como o sistema de Suprimento de Fundos de Eleição, que poderá automatizar o processo de leitura de notas fiscais, extratos bancários (e etc.) na prestação de contas, o que, atualmente, exige um trabalho manual intenso.
O professor Ivan do Carmo, um dos coordenadores da residência, reforça a importância do intercâmbio entre as duas instituições. “A residência proporcionou a professores e a estudantes da área de Computação a vivência em projetos reais em um órgão tão sólido e tão importante para a sociedade, como é o TRE-BA. Para o Tribunal, essa aproximação possibilitou o desenvolvimento de projetos de software inovadores, criando novas soluções e trazendo melhorias para sistemas já em uso pelo Tribunal, por meio de novas tecnologias”.
Tags:
Gestor responsável: Assessoria de Comunicação Social
Por: Tribunal Regional Eleitoral da Bahia
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.