Unidade do Rio de Janeiro reinaugura sede e anuncia economia que pode favorecer a interiorização do
Rio de Janeiro – A Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro (RJ) realizou nesta quarta-feira (10) a cerimônia de reinauguração de sua sede, localizada na Rua Uruguaiana, nº 174, no centro da capital fluminense. O evento marca um importante passo na reestruturação administrativa da instituição no estado. A devolução de quatro andares do prédio é parte de um processo de redimensionamento que resultará em economia estimada em cerca de R$ 1 milhão por ano. Estes recursos poderão ser reinvestidos na expansão dos serviços da DPU em municípios ainda não atendidos.
De acordo com a defensora pública federal e chefe da DPU/RJ, Taísa Bittencourt Leal Queiroz, a reestruturação permitirá otimizar a atuação da instituição sem perder a qualidade na prestação de serviços à população. “Após um longo processo de redimensionamento, faremos a devolução de quatro andares e revisão de vários contratos administrativos. Com essa reestruturação administrativa faremos a economia de aproximadamente um milhão de reais anualmente. Essa verba poderá ser reinvestida e auxiliar no processo de interiorização da Defensoria”, afirmou a defensora.
A interiorização é uma prioridade da DPU, alinhada à missão constitucional da instituição de promover acesso à justiça e defender os direitos dos hipossuficientes, entregando assistência jurídica integral e gratuita não apenas nas grandes capitais, mas também nas diversas regiões do Brasil onde a presença institucional ainda é limitada. A Defensoria Pública da União atua em áreas que vão desde Direitos Humanos e cidadania até causas federais nas esferas judicial e extrajudicial, garantindo orientação e defesa jurídica a quem não tem condições de contratar serviços advocatícios particulares.
O secretário institucional executivo, Clemens Emanuel Santana, que representou o defensor público-geral federal na cerimônia, reforçou a importância da medida para a expansão do atendimento da DPU. “A redução, por si só, não contribui apenas para a otimização do recurso público. Ela contribui principalmente para a ampliação do atendimento da DPU nos mais variados rincões do país. É com base nesse espaço orçamentário que conseguimos ampliar o atendimento da Defensoria Pública da União em lugares que até então não se imaginava que a DPU pudesse chegar”, disse.
Por fim, o chefe substituto da unidade da DPU no Rio de Janeiro, Jorge Luiz Pinho, destacou que a medida é também um gesto de cooperação interinstitucional, uma vez que esses andares devolvidos vão servir para outros órgãos públicos federais.
Durante o evento, placas de homenagem foram entregues a parceiros institucionais que têm colaborado diretamente com a Defensoria Pública da União na missão de atender às demandas dos mais vulneráveis, fortalecendo ações conjuntas em defesa de direitos fundamentais.
A desembargadora Carmen Silvia Lima de Arruda, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, uma das homenageadas, destacou o papel da DPU no fortalecimento da justiça social. “A Defensoria vem com um papel fundamental, um papel constitucional. A questão da interiorização e da sua distribuição pelo país é fundamental porque o objetivo do Estado brasileiro é a diminuição das desigualdades”, destacou.
Após a solenidade formal, o momento de confraternização contou ainda com a apresentação da banda do Primeiro Distrito Naval, que animou o coffee break em celebração à data.
A reestruturação da sede da DPU/RJ reforça o compromisso da instituição com a eficiência administrativa e com a ampliação do acesso à justiça para toda a população, especialmente para aqueles em situações de maior vulnerabilidade social.
Veja mais fotos do evento aqui.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Por: Defensoria Pública da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


