Acordo busca garantir medidas de segurança e proteção para famílias residentes próximas a via férrea
Tubarão (SC) - A Defensoria Pública da União (DPU) articulou, em conjunto com a Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC), através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscon) e da Coordenação de Conciliação em Questões de Moradia e com representantes da Ferrovia Tereza Cristina (FTC), uma série de acordos para a resolução de conflitos fundiários que envolvem ferrovia localizada no município de Tubarão (SC) e famílias que vivem próximo à via férrea.
A iniciativa busca evitar remoções indevidas, garantir soluções habitacionais dignas e promover um planejamento urbano que considere a realidade social dos territórios afetados. O defensor público federal Célio Alexandre John acompanhou e defendeu o interesse dos requeridos.
Foram realizadas duas audiências de conciliação no dia 11 de novembro, a qual resultou em acordo que garantiu às famílias o direito de ocupação vitalícia com auxílio financeiro e operacional da Ferrovia Tereza Cristina para remoções e adaptações de estruturas e cômodos. As condições pactuadas serão firmadas mediante um contrato de autorização de uso (CAU), com anuência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Por: Defensoria Pública da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


