TCE-PR - 09 de Abril
Atendimento ao fiscalizado: Base do AVIA já supera mil artigos de conhecimento
A ferramenta AVIA - Atendimento Virtual por Inteligência Artificial já superou a marca de 1.000 artigos de conhecimento em sua base de dados. Com isso, o assistente virtual que utiliza a inteligência artificial para esclarecer dúvidas dos entes fiscalizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná amplia sua capacidade de fornecer respostas mais completas, de forma rápida, objetiva, interativa e eficiente.
Esse marco foi possível com o desenvolvimento, pela Coordenadoria de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) do TCE-PR, de uma solução inovadora - também baseada em inteligência artificial - que permite a automatização da criação de artigos de conhecimento a partir de acórdãos dos órgãos colegiados e de respostas a demandas dos fiscalizados pela Corte. Dessa forma, ampliou-se o volume e a qualidade das informações disponíveis.
"Somente na fase de testes da solução, realizada em apenas dez dias, foram incluídos 200 artigos de conhecimento, o que demonstra o grande potencial da ferramenta para transformar o processo de alimentação da base e torná-la cada vez mais robusta e eficiente", avalia o auditor de controle externo Luiz Henrique Xavier, coordenador da CACS, unidade do Tribunal responsável pela gestão do AVIA.
Em breve, o AVIA terá outras novidades, incluindo um sistema completo de automação, que permitirá a atualização contínua e inteligente da base de conhecimento; melhorias na interface do assistente virtual; e integração completa com o Canal de Comunicação (CACO) - ferramenta eletrônica de diálogo institucional da Corte com seus fiscalizados.
Outra melhoria será a disponibilização do AVIA para todos os servidores públicos do Estado do Paraná, com o objetivo de auxiliar diretamente em suas atividades e rotinas de trabalho. Atualmente a ferramenta está disponível apenas aos gestores e servidores públicos cadastrados junto ao CACO. Essas melhorias estão sendo implantas pela CACS em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Manual
Utilizando a tecnologia do ChatGPT, o AVIA é um sistema de inteligência artificial generativa lançado pelo TCE-PR em setembro do ano passado, que elabora as respostas extraindo informações de uma base de conhecimento formada por várias categorias de documentos. Além dos artigos de conhecimento agora inseridos, essa base é formada pela jurisprudência do TCE-PR e do Tribunal de Contas da União (TCU); atos normativos e manuais; respostas fornecidas anteriormente via CACO, entre outros. Esse acervo é atualizado permanentemente pelas unidades técnicas da Casa.
O acesso ao AVIA é feito por meio de ícone disponível na página inicial do portal do TCE-PR na internet. Para auxiliar os usuários foi elaborado um guia, com o passo a passo para formular as questões.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
Por: Tribunal de Contas do Estado do Paraná