TJPI - 08 de Abril
Dia Nacional do Braille: servidores reforçam a importância da acessibilidade
Nesta terça-feira, 08 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Sistema Braille. Instituída pela Lei nº 12.266/2010, a data homenageia o primeiro professor cego do país, José Álvares de Azevedo, que introduziu e ensinou o Sistema Braille no Brasil.
Para Alessandra Monteiro, Analista Judiciária, membro da Unidade de Acessibilidade (UACI) do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), o sistema de escrita Braille é essencial para a participação ativa de pessoas cegas na sociedade: “O Braille contribui na obtenção do conhecimento e na formação escolar e acadêmica da pessoa com deficiência, promove autonomia na leitura e escrita de materiais impressos e facilita o acesso à informação. Apesar do avanço de tecnologias assistivas, o Braille permanece sendo fundamental para fomentar a independência, garantir igualdade de oportunidades e permitir a justiça social, complementando outras ferramentas tecnológicas”, afirmou.
A servidora reforçou que dentro do TJPI existem alguns recursos que buscam incluir as pessoas cegas ou com deficiência visual que integram o Judiciário piauiense, como piso tátil, placas e totens informativos nos prédios em Braille, emissão de identidade nacional na UACI, disponibilização de manuais em Braille e recursos de acessibilidade digital nos sites e mídias digitais.
Para Paulo Pereira de Brito, técnico judiciário do TJPI, que é cego, as medidas de acessibilidade possibilitam que pessoas com deficiência visual circulem com mais segurança e liberdade.
O servidor também reforça a importância do Braille. “É um sistema fundamental para o desenvolvimento das pessoas cegas ou com deficiência visual, e apesar dos avanços tecnológicos, ele segue sendo insubstituível, proporcionando uma maior qualidade de vida e autonomia para pessoas cegas”, pontuou Paulo Pereira de Brito.
O método consiste em um sistema de códigos táteis em alto relevo compostos por seis pontos que compõem um total de 63 combinações diferentes, os quais representam letras do alfabeto, sinais de pontuação, números ou mesmo uma palavra inteira. A ferramenta proporciona autonomia ao cotidiano de pessoas cegas ou com deficiência visual e reforça a importância da acessibilidade.
Unidade de Acessibilidade e Inclusão
A Unidade de Acessibilidade e Inclusão (UACI) é o setor do TJPI destinado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, bem como seus acompanhantes, emitirem identidade nacional. A unidade está localizada no térreo do Fórum Cível e Criminal de Teresina e funciona das 8 às 13 horas, de segunda a sexta.
________________________________________________________
Acompanhe também as notícias do TJPI nas redes sociais:
Instagram: @tjpioficial
Facebook: Tribunal de Justiça do Piauí
TikTok: @tjpioficial
YouTube: @tribunaldejusticadoestadod122
Por: Tribunal de Justiça do Piauí