OAB Nacional prestigia celebração pelo aniversário da carreira de Advogado e Advogada da União
Durante a atividade, a secretária-geral do Conselho Federal da OAB, Rose Morais, destacou o compromisso da entidade com a valorização da advocacia pública e o fortalecimento da atuação conjunta. “A OAB renova o compromisso com toda a advocacia pública, com a ANAFE especialmente. Estamos de portas abertas. A advocacia pública exerce papel fundamental para a construção de um país mais justo e igualitário”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a integração entre as diversas carreiras jurídicas fortalece a defesa do Estado Democrático de Direito. “Somos mais fortes unidos. A advocacia pública é necessária, imprescindível e pertence à Ordem”, completou.
Durante a abertura, o presidente da ANAFE, Vitor Pinto Chaves, destacou que a celebração é também um momento de reflexão sobre o compromisso com o serviço público. “Celebrar é reconhecer uma vida de dedicação. Na ANAFE, vemos a AGU como uma família. A carreira é base para a segurança jurídica e para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou. Ele também ressaltou o crescimento da participação dos Advogados e Advogadas da União na entidade, que hoje reúne mais de 300 associados — número que dobrou nos últimos anos. Segundo Chaves, a força da carreira está na atuação conjunta. “Temos as mesmas prerrogativas, a mesma remuneração e desafios comuns. Grande parte das pautas recentes envolve as quatro carreiras da AGU. O papel da ANAFE é fortalecer essa união”, disse.
O diretor parlamentar da associação, Brivaldo Pereira, reforçou a importância da integração entre as carreiras. “A existência de quatro carreiras é uma riqueza. Cada uma contribui com um tijolo na construção da AGU. Nosso desafio é grande e precisamos focar no que nos une, inclusive no diálogo com os demais Poderes. A diferença nos fortalece, mas é a união que nos faz avançar”, pontuou.
Ainda estiveram presentes a procuradora-geral da União, Clarice Calixto; o consultor-geral da União, Andre Augusto Dantas Motta Amaral e a assessora especial da Secretária-geral de Contencioso, Andrea De Quadros Dantas. A celebração integrou a programação do mês dedicado aos Advogados e Advogadas da União — data que remete à criação da Advocacia-Geral da União pela Lei Complementar 73/1993 — e reforçou o reconhecimento ao trabalho desses profissionais na defesa do interesse público e da segurança jurídica no país.
Por: Ordem dos Advogados do Brasil
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


