Pacto pela Educação realiza primeira reunião de 2026 no TCE e define prioridades para o ano
A reunião foi conduzida pelos coordenadores do Pacto, a conselheira Susana Azevedo e o procurador João Augusto Bandeira de Mello, e contou também com a presença da presidente do Tribunal de Contas, conselheira Angélica Guimarães.

Entre os pontos debatidos esteve a apresentação das respostas ao questionário encaminhado pelo Pacto aos municípios sergipanos sobre o objetivo de alfabetização, além do início do planejamento de eventos e da definição de ações prioritárias para este ano.
De acordo com a conselheira Susana Azevedo, a reunião marcou o alinhamento de três grandes eixos que irão orientar as atividades do grupo em 2026.
“Foi uma reunião bastante proveitosa, na qual definimos três grandes eixos prioritários para o trabalho do Pacto pela Educação em 2026. O primeiro deles é a atenção à continuidade da alfabetização infantil, especialmente em municípios que ainda apresentam índices muito baixos, com menos de 20% das crianças alfabetizadas na idade adequada. Outro ponto fundamental é o fortalecimento da educação inclusiva, garantindo mais atenção às pessoas no espectro autista e a estudantes com deficiência, com investimento em infraestrutura adequada, formação e presença de profissionais especializados. Também discutimos o avanço do Plano Estadual de Educação, que precisa orientar de forma estratégica as políticas públicas para os próximos anos”.
Segundo a conselheira, esses pilares irão nortear as iniciativas do Pacto ao longo do ano. “Sabemos que é um trabalho grande e desafiador, mas estamos confiantes de que, com união e planejamento, poderemos transformar esse cenário e fazer do nosso estado uma referência em educação no Brasil”, acrescentou.
Para o procurador João Augusto Bandeira de Mello, a reunião evidenciou o compromisso das instituições envolvidas e a importância do trabalho técnico desenvolvido no âmbito do grupo.
“O encontro foi bastante produtivo e contou com a participação representativa dos diversos segmentos que integram o Pacto pela Educação. Foi muito importante também a presença e o apoio da presidente do TCE/SE, Angélica Guimarães, que reforça o compromisso institucional com o fortalecimento da educação em nosso estado.”
O procurador também destacou o avanço na organização das atividades previstas para este ano. “Destaco ainda a importância do trabalho técnico desenvolvido dentro do Pacto, que garante planejamento, acompanhamento de metas e a construção de ações concretas voltadas à melhoria da educação. Já avançamos na definição de algumas agendas importantes, como a premiação do Pacto, prevista para novembro. Também estamos estruturando o curso voltado aos diretores escolares, fruto de uma parceria com a ESCONTAS, do TCE/SE.”

Outra iniciativa em planejamento é a realização, em abril, de um encontro com a possível participação da secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, Zara Figueiredo.
“Saímos desta reunião otimistas, com metas definidas e o compromisso coletivo de avançar nas ações previstas para este ano”, concluiu Bandeira.??
O Pacto pela Educação em Sergipe é um espaço permanente de articulação entre instituições públicas e parceiros da área educacional, com o objetivo de promover diálogo, monitoramento de indicadores e construção conjunta de soluções para os desafios da educação no estado.
Fotos: Marcelle Cristinne
Por: Tribunal de Contas do Estado de Sergipe
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


