Perito médico é preso em Nazaré (BA)
Terceira fase da operação Pinel foi deflagrada, na manhã desta quinta-feira (4), em Nazaré, no estado da Bahia. Durante a ação, um perito médico federal foi preso preventivamente por suspeita de fraude na concessão de benefícios previdenciários. A ordem foi expedida pela 2ª Vara Federal de Salvador (BA).
As investigações constataram fortes indícios de reiteração criminosa por parte do servidor, que já havia sido investigado nas fases anteriores da operação Pinel. No entanto, ele continuou manipulando/direcionando as perícias médicas, em desacordo com as normas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O valor do prejuízo apurado com as fraudes nas três fases da operação supera a ordem de R$ 60 milhões, relativos a mais de mil benefícios previdenciários fraudulentos. A primeira e segunda fases foram deflagradas no ano de 2019, 31 de julho (Pinel I) e 16 de dezembro (Pinel II).
O perito médico preso já tem denúncia registrada pelo Ministério Público Federal em face das outras fases da operação PINEL e, se comprovada a atuação ilícita, responderá pelos crimes de estelionato previdenciário, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Se somadas, as penas ultrapassam 30 anos de prisão.
Por: Tribunal Superior do Trabalho
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.