Programa Novos Caminhos amplia atendimento psicológico aos adolescentes acolhidos
O programa Novos Caminhos iniciou uma nova modalidade de atendimento psicológico aos jovens acolhidos em Santa Catarina. A partir de agora, o número de consultas disponíveis passa a ser ilimitado. A ampliação do benefício foi possível graças ao repasse de R$ 350 mil oriundos do pagamento de penas pecuniárias acumuladas no Poder Judiciário de Santa Catarina. No Oeste, 31 adolescentes com idade superior a 14 anos serão beneficiados. Antes a região contava com apenas cinco vagas.
A primeira reunião da equipe regional em 2022 também serviu para difundir a boa notícia. No momento, o atendimento acontece com jovens acolhidos em Abelardo Luz, São Carlos, Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Nova Itaberaba e Quilombo. A assistente social da comarca de Palmitos e interlocutora regional pelo PJSC do programa Novos Caminhos, Iolete de Jesus, considera a conquista mais um importante ganho para os jovens que estão em preparação para o trabalho.
“Era um grande pedido dos profissionais que atendem os adolescentes. Apresentamos um plano de trabalho principal à equipe, com ações pontuais para alcançarmos os objetivos do programa. Estamos muito contentes com a nova modalidade e acreditamos que teremos ainda mais êxito com mais atendimentos psicológicos”, destaca a servidora.
Iolete ressalta que a ajuda psicológica aos jovens complementa o trabalho prioritário do Novos Caminhos, que é conduzir os adolescentes ao mercado de trabalho. Para tanto, eles são capacitados em cursos oferecidos pelo sistema Fiesc, por meio do Sesi e do Senai, e pela Fecomércio, através do Senac. O programa também busca a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação. A busca por colocação profissional dos acolhidos é constante, com excelente aceitação pelos empregadores.
Santa Catarina possui 208 serviços de acolhimento, com aproximadamente 1.300 crianças e adolescentes acolhidos. A regional Oeste atende mais de 50 municípios e mais de 60 crianças e adolescentes.
Programa Novos Caminhos
O Novos Caminhos iniciou em 2013. Chapecó recebeu a turma piloto do programa que, atualmente, acontece em todo o Estado. A finalidade é desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros - Reg. Prof.: SC00445(JP)
Por: Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.