"TJMT lança campanha para reduzir consumo de energia elétrica e avançar no Plano de Descarbonização
A ação integra o Plano de Descarbonização da instituição, que visa reduzir a emissão de gases de efeito estufa e atingir a neutralidade de carbono até 2030, em consonância com a Resolução CNJ nº 594/2024.
De acordo com Jaqueline Schoffen, gestora administrativa do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT, o consumo de energia elétrica representa o principal fator de impacto na pegada de carbono do Tribunal. “De acordo com o 1º Inventário de Emissões, a categoria ‘energia elétrica’ (Escopo 2) representa aproximadamente 64% do total das emissões apuradas. Isso reforça a importância de medidas concretas para mitigar essas emissões, especialmente no setor energético”, explica.
Entre as iniciativas já adotadas pelo TJMT estão a substituição de lâmpadas convencionais por LED em todas as unidades, instalação de sensores de presença em áreas de circulação intermitente e campanhas educativas voltadas ao uso consciente dos equipamentos. Além disso, nas novas aquisições de aparelhos são priorizados os modelos com mais eficiência energética, nas reformas e novas obras são instaladas telhas termoacústicas para reduzir o calor interno e consequente uso de ar-condicionado, além da criação de espaços multiuso para otimizar o aproveitamento dos ambientes.
O Plano de Logística Sustentável do TJMT estabelece a meta de reduzir em 20% o consumo de energia elétrica (kWh/m²) até 2026, tomando como referência o ano de 2019. Essa redução contribui diretamente para o alcance da meta estabelecida pela Resolução CNJ nº 594/2024, que visa à neutralização total das emissões de gases de efeito estufa até 2030, uma vez que o consumo de energia está diretamente relacionado à geração de emissões.
Segundo Elaine Alonso, Assessora de Sustentabilidade do TJMT, para alcançar esses resultados, o engajamento dos servidores é fundamental. “Os servidores têm papel central no sucesso das iniciativas de redução de consumo. Pequenas atitudes fazem diferença, como desligar luzes e equipamentos ao sair dos ambientes, utilizar corretamente os aparelhos de ar-condicionado, diminuir o uso de eletrodomésticos e reportar situações de desperdício”, orienta.
Além de reduzir custos e contribuir para o combate às mudanças climáticas, a campanha fortalece a imagem institucional do TJMT como referência em sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário. “A adoção de medidas voltadas à redução do consumo energético e à mitigação das emissões de gases de efeito estufa projetará o TJMT como instituição comprometida com o enfrentamento da crise climática, reforçando sua imagem como agente protagonista da agenda ambiental”, destaca Elaine.
Roberta Penha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Por: Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.