TJRR - 13 de Maio
TJRR amplia debate contra o racismo com histórias reais de resistência
Neste mês de maio, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (Nucri), lança mais um episódio do projeto "Voz de Quem Vive", iniciativa que valoriza as vivências de pessoas reais nas datas comemorativas do calendário institucional. A proposta é dar visibilidade às lutas cotidianas que compõem a diversidade da sociedade, por meio de relatos sensíveis e autênticos.
O episódio da vez destaca o Dia Nacional de Luta e Denúncia contra o Racismo, celebrado em 13 de maio. Para dar voz à resistência negra, a convidada é Rafah Black, mulher negra, MC marginal, poetisa e formanda em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). A artista compartilha sua trajetória de enfrentamento ao racismo estrutural, ressaltando a importância de ocupar espaços com identidade, consciência e força.
“A luta contra o racismo não é apenas constante — ela é urgente. É essencial que campanhas como essa sigam ganhando visibilidade para que a pauta não esfrie e a causa não perca força. Precisamos continuar denunciando, resistindo e nos fortalecendo em comunidade”, afirma Rafah.
Confira o episódio no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=l2nrMXvWU7k
Diálogos da Justiça: novo podcast aborda raça, identidade e representatividade
Ainda como parte das ações institucionais no combate ao racismo, o TJRR também lança, no dia 12 de maio, o podcast "Diálogos da Justiça", mais um produto do Nucri que se propõe a ampliar o debate sobre identidade, raça e representatividade no ambiente do Judiciário e na sociedade em geral.
O episódio de estreia contará com a participação de três mulheres que representam diferentes vivências e perspectivas: Rafaela André, coordenadora estadual da igualdade racial e Miss Pérola Negra; Silvia Reis, mulher indígena, transexual e ativista dos direitos humanos; e a juíza Rafaelly Lampert, integrante do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TJRR. A mediação é da jornalista Nilsara Moraes.
Canais de denúncia e apoio
O TJRR disponibiliza canais para acolher denúncias de discriminação racial e outras violações de direitos:
Ouvidoria do TJRR: https://www.tjrr.jus.br/index.php/ouvidoria
Formulário eletrônico da Comissão: https://docs.google.com/forms/d/1eGD1Op8cEb3CdenCWqCZF6688-HLpQK0MumoLdZWFlA/prefill
Contato com membros da CPEAMAS:
Disponível no portal da Comissão https://www.tjrr.jus.br/index.php/cpeamas
A matéria possui uma imagem: A seguir a descrição:
Foto 1: A imagem colorida contém a arte de divulgação do episódio do Voz de Quem Vive, referente ao Dia Nacional de Luta e Denúncia Contra o Racismo. Na imagem possui uma moça preta.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR
Por: Tribunal de Justiça de Roraima