Último júri em Chapecó este ano também encerrou atividades do juiz titular da unidade
A sessão do Tribunal do Júri da comarca de Chapecó, na última quinta-feira (14/12), condenou um réu a 21 anos, sete meses e seis dias de reclusão em regime fechado. Os jurados admitiram a qualificadora de motivo fútil. Ele era acusado de atingir um homem no pescoço com um golpe fatal de faca, na praça de Nova Itaberaba. O crime ocorreu por volta das 19h de 26 de setembro de 2022. Momentos antes, os dois discutiram pelo fato de a vítima manifestar intenções amorosas com a namorada do agressor. O réu teve negado o direito de recorrer em liberdade, tendo em vista condenações anteriores por delitos violentos e por estar foragido do sistema prisional gaúcho.
Antes da leitura da sentença, o juiz Jeferson Osvaldo Vieira fez agradecimentos e se despediu da 1ª Vara Criminal de Chapecó, onde ficou lotado por nove anos e meio. No último dia 9, ele assumiu a 4ª Vara Cível da comarca, até então comandada pela juíza Maira Salete Meneghetti, que foi removida por merecimento para a comarca da Capital.
“Foi um período de trabalho muito intenso porque a demanda criminal, infelizmente, cresce a cada dia. Novas atribuições foram impostas pelo ordenamento jurídico aos juízes criminais no decorrer dos anos e isso ampliou a sobrecarga, que já era enorme. Graças ao apoio fundamental da minha valorosa equipe de gabinete e cartório, formada por servidores muito competentes e comprometidos, conseguimos dar conta do recado e estamos entregando a unidade sem nenhum processo concluso para sentença há mais de 100 dias. Agora na área cível, pretendemos continuar com a mesma motivação para superar os desafios que surgirão”, ressaltou o magistrado, que também acumula a função de diretor do foro. No tempo em que esteve à frente da unidade criminal, Vieira presidiu 215 júris e mais de 10 mil audiências.
Outra alteração na comarca de Chapecó foi a remoção da juíza da 2ª Vara Cível, Nádia Inês Schmidt, para o cargo de 13º juiz especial da comarca da Capital. A unidade é atendida de maneira temporária pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Chapecó, André Milani. Ainda não há designação do titular para a 1ª Vara Criminal da comarca.
Por: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.